Playlist do Livro/Filme "O Lado Bom da Vida" do autor Matthew Quick

By 12:07 , , , , , , , ,


“Tiffany & Pat”

1)      Total Eclipse Of The Heart – Bonnie Tyler

       A primeira canção acompanha eles ao longo do livro, tanto implicitamente (nos diálogos) como explicitamente (no concurso de dança). Ela consegue expressar o que Tiffany sente desde a morte de Tommy (seu marido), e também o que Pat sente desde que saiu do “lugar ruim” e o tempo sem sua Nikki. Não preciso me prolongar, há trechos do próprio livro que justificam minha escolha.

“Notas de piano — lentas e tristes. Duas vozes revezando-se. Dor. Conheço esta canção. Tiffany estava certa. É a música perfeita para nós dois. A música cresce, as vozes tornam-se mais emocionais, e tudo dentro do meu peito começa a doer. As palavras expressam o que sinto desde que fui liberado do lugar ruim. Quando chega o refrão, estou aos prantos, porque a mulher que canta parece sentir exatamente o mesmo que eu, e suas palavras, sua emoção, sua voz... A canção termina com as mesmas notas tristes de piano do começo. Ergo o olhar e percebo que Tiffany ficou me observando chorar, então fico envergonhado.”. (p.170) 

       De vez em quando eu fico um pouco solitária e você nunca irá voltar. De vez em quando eu fico um pouco cansada de ouvir o som de minhas lágrimas. De vez em quando eu fico um pouco nervosa por terem os melhores anos de minha vida já passado.
“As pessoas ouviam o que Tommy dizia. Elas o amavam. Eu o amava para caralho, Pat”. (p.243)

De vez em quando eu fico um pouco assustada e então eu vejo o olhar dos teus olhos. (Vire-se, olhos brilhantes).
“Olhar nos olhos de outra pessoa por um longo tempo revelou-se uma coisa poderosa. E se você não acredita em mim, tente fazer isso você mesmo”. (p. 222)

De vez em quando eu desmorono.
“Eu me sinto péssimo. Percebo que mais uma vez não consegui ser gentil; que perdi completamente o controle; que feri seriamente outra pessoa” (p. 94)

E eu preciso de você agora nesta noite, e eu preciso de você mais que nunca, e se você ao apenas me abraçasse forte nós nos manteríamos firmes para sempre.
“Mas quando você me abraçou na frente da casa dos meus pais e quando você chorou comigo, as coisas mudaram [...] foi bom de um jeito que eu não tinha planejado” (p. 247)

E iremos apenas fazer isso certo pois nunca estaremos errados. Juntos nós podemos levar isso até o fim da linha. O teu amor é como uma sombra sobre mim o tempo todo.
“Mas quando ouvi a maneira como você falava da Nikki, percebi que Deus havia me enviado você para que eu pudesse ajudá-lo a encontrar o fim do tempo separados”. (p.163)

Eu não sei o que fazer e estou sempre na escuridão, estamos vivendo em um barril de pólvora e soltando faíscas. Eu realmente preciso de você nesta noite, a eternidade começa nesta noite.
“Você já teve a sensação de estar vivendo em um barril de pólvora e soltando faíscas?” (p.163)

Era uma vez, eu estava apaixonada, mas agora estou apenas desmoronando. Não há nada que eu possa fazer, um eclipse total do coração. Era uma vez, havia luz na minha vida mas agora há apenas amor na escuridão, nada que eu possa dizer, um eclipse total do coração.
“Tenho muitos problemas e não sei mais como me comunicar com as pessoas que amo”. (pág. 253)

De vez em quando eu sei que você nunca será o cara que você sempre quis ser. Mas de vez em quando eu sei que você será sempre o único cara que me quis do jeito que eu sou. De vez em quando eu sei que não há ninguém no universo tão mágico e maravilhoso quanto você. (Vire-se, olhos brilhantes)
“— Eu preciso de você, Pat Peoples, eu preciso de você para caralho. [...]
  — Acho que também preciso de você.” (pág. 257)

2)      Open Your Eyes – Snow Patrol

Pat estava o tempo inteiro empenhado em resgatar o seu passado, e este proposito envolvia basicamente tudo o que deveria fazer para voltar pra a sua esposa, Nikki. Em contrapartida Tiffany tentava “abrir seus olhos” mostrando que a vida não era somente isso e que ele tinha inúmeras maneiras para seguir em frente.
      


       Tudo isto parece estranho e falso, e eu não vou desperdiçar um minuto sem você. Meus ossos doem, minha pele sente frio e eu estou ficando tão cansado e velho. A raiva me corrói por dentro e eu não vou sentir esses pedaços e cortes. Eu quero tanto abrir seus olhos por que eu preciso que você olhe dentro dos meus. Me diga que você abrirá seus olhos. Levante, vá embora, saia de perto desses mentirosos porque eles não tem sua alma ou seu fogo. Pegue minha mão, entrelace seus dedos entre os meus e nós sairemos deste lugar escuro pela última vez.

3)      Chasing Cars – Snow Patrol

      Acho lindo que tanto no livro como no filme a relação dos dois eram cheias de olhares, caminhadas/corridas, dança, toques e longos períodos sem se falar, apenas com o sentimento ao redor, apenas a vontade de estar perto um do outro.

“Eu apenas gostava de estar perto de você, mesmo que não disséssemos nada”. (p.247)



        “Nós faremos tudo isto sozinhos, nós não precisamos de nada ou de ninguém. Se eu deitasse aqui, se eu apenas deitasse aqui você deitaria comigo e esqueceria do mundo? Eu não sei bem como dizer como me sinto aquelas três palavras são ditas demais elas não são o suficiente. Tudo que eu sou, tudo o que eu sempre fui está aqui em seus olhos perfeitos eles são tudo o que eu vejo, eu não sei aonde, confuso sobre como também. Apenas sei que essas coisas nunca irão mudar para nós. Se eu deitasse aqui, se eu apenas deitasse aqui, você deitaria comigo e esqueceria do mundo?

4)      Holding On And Letting Go – Ross Copperman 

       Nem mesmo Pat consegue entender a bagunça que acontece na cabeça dele. Ele tenta de diversas formas retomar a vida que levava, enquanto tenta encontrar o lado bom da vida, mas essa jornada não é fácil para ele, ele não queria ser doente, ele quer ser uma boa pessoa, e enquanto tenta dar seu melhor ele apenas vai “segurando firme e deixando ir”.

A vida é escrota, aleatória e arbitrária, até que se encontre alguém que faça tudo isso fazer sentido, mesmo que apenas temporariamente. (p.243)

        “Tem alguém aí fora? Tem alguém ouvindo? Alguém realmente sabe? É o fim do começo. O choro, a corrida, uma respiração. É tudo o que nós estávamos esperando. Algumas vezes eu quero o que foi me tomado. É tudo o que você queria, é tudo o que você não queria. É uma porta se abrindo e uma porta se fechando. Algumas orações acham uma resposta, algumas orações nunca sabem, nós estamos segurando firme e deixando ir. Algumas vezes nós estamos segurando anjos e nós nunca sequer sabemos.



5)      Between The Lines– Sara Bareilles
       
Mesmo que primeiramente Tiffany apenas havia concordado em ajudar Pat a reconquistar Nikki ela nutria sentimentos por ele. Ela sabia que era errado enganá-lo escrevendo aquelas cartas, sabia que ele ainda amava sua esposa e não fazia nada além de alimentar este sentimento. Mesmo assim, prosseguia com esses planos de tentando fazê-lo entender que sua esposa não voltaria, mesmo sofrendo muito no caminho.

“Eu soube que tinha sentimentos mais fortes por você quando comecei a estremecer por dentro sempre que ouvia o nome da Nikki” (p. 247)



        [...]Minha memória é cruel, eu sou a rainha em prestar atenção nos detalhes. Defendendo intenções se elas falham, até agora. Ele me disse o nome dela soou familiar de uma forma que eu poderia ter jurado que já o ouvi dizê-lo dez mil vezes. Ohh se ao menos eu tivesse ouvido. Eu achei, achei que eu estava pronta pra sangrar que nós sairíamos das sombras na parede e ficaríamos no centro disso tudo.  Muito tarde, duas escolhas, ficar ou partir, a minha era tão fácil de descobrir ele já tinha ido embora com a outra. Então eu aprendi a ouvir através do silêncio.


6)      Silver Lining (Crazy Bout You)–  Jessie J

Essa música é da trilha sonora do filme, explica bem a relação amor/loucura dos dois.     

“O único jeito de vencer minha loucura foi fazer algo mais louco ainda. Obrigado. Eu te amo. Soube no momento que te conheci, desculpa se demorei tanto tempo pra descobrir, eu emperrei.”



        “Em um mundo onde ninguém, ninguém entende. É bom finalmente encontrar alguém que possa. Você me conhece melhor do que eu conheço a mim mesma. Não me importo com o que eles dizem não me importo com o que este mundo acha, nós temos um ao outro e isso é tudo o que precisamos, e você me mostra não preciso de mais nada. Quando perco minha cabeça, quando sou um desastre total, paro enquanto você ainda fica achando que sou a melhor. E continuo amando você mesmo quando você está um farrapo. E quando o mundo tenta nos destruir, eles nunca o farão, eles nunca vão nos separar, eles estão dizendo que isso é loucura e é difícil. Sou louca por você, você é o meu lado bom, você faz a luz surgir. Sou louca, louca por você e amo porque sei que você também é louco por mim.


7)      Everytime Britney Spears

       Tiffany não se despediu de seu marido (Tommy), e quando ele morreu ela assumiu toda a culpa. E é esse sentimento de culpa que a consumiu e a tornou “louca”. Essa música é um pedido de desculpas, assim como o que Tiffany gostaria de ter dado a Tommy.

       “Eu me senti tão culpada, Pat. Eu queria morrer. Ficava pensando que ele não teria ido até a loja da Victoria’s Secret em sua pausa para o almoço se não tivéssemos discutido, e então ele nunca teria passado pela senhora com o carro quebrado, o que significava que não teria morrido. Eu me senti muito culpada. Ainda me sinto culpada para cacete. [...] porque eu o amava com todo meu coração (p.246)

        “Eu só posso ter feito chorar, por favor, me perdoe. Minha fraqueza te fez sofrer, e essa música são as minhas desculpas. De noite eu rezo para que em breve seu rosto desapareça. Toda vez que eu tento voar eu caio sem as minhas asas, eu me sinto tão pequena, acho que preciso de você, amor. E toda vez eu te vejo nos meus sonhos, eu vejo o seu rosto você está me assombrando. Eu acho que preciso de você.

8)    Scars – Allison Iraheta

       Tiffany sofre muito preconceito pelo que se tornou depois da morte do Tommy, até mesmo de Pat, que ela achava que não se importaria por que ele também tem seus “problemas”. Pat chega a dizer que não quer ser comparado com ela por que ela é louca. E é isso que essa música expressa, não importam quem você é, nós temos “cicatrizes”.





“Pode não ter experimentado as merdas que fiz, mas adorou ouvir sobre elas [...] Eu me abri pra você e você me julgou”

        Eu disse algo estúpido? Lá vem mais um erro. Eu aborreci você com meus problemas? [...] Eu tenho falhas, eu tenho defeitos, continue procurando pelo seu coração perfeito. Não importa quem você é nós temos cicatrizes. Não é como se você não soubesse o que você tem dentro de si, não me diga que eu sou a única, quem é o infantil? Suas expectativas, suas explicações não fazem sentido para mim. Você e suas alternativas, não me mande para o seu terapeuta.


9)      A Beautiful Mess – Jason Mraz

       Eu já coloquei aqui no meu perfil que essa música fala de mim, né? Hehehe. Pois bem, vou empresta-la a Tiffany também já que em meio a toda essa loucura ela também é “uma bela bagunça”.



        Você tem o melhor dos dois mundos você é o tipo de garota que pode derrubar um homem e levantá-lo novamente. Você é forte, mas carente. Humilde, mas ambiciosa. Baseado em sua linguagem corporal, sua cursiva de baixa qualidade eu estive lendo. Seu estilo é bastante seletivo. Embora sua mente seja bastante imprudente. Ei, que bela bagunça é essa. Bem, meio que dói quando, as palavras que você escreve, meio que se transformam em facas. E não me importo muito, chame de ficção porque gosto de ser submergido em suas contradições querida, porque aqui estamos. Embora você seja tendenciosa, amo seus conselhos, suas réplicas são rápidas e provavelmente tem a ver com suas inseguranças. Não há vergonha em ser louca, dependendo de como você encara isso, palavras que parafraseiam o relacionamento no qual estamos. E isto é uma bela bagunça, é sim.

10)  Lego House – Ed Sheeran

       A escolha de palavras que o Pat usou no final foram tão lindas. Representam um novo começo para ele. Assim como a música diz ele vai juntar seus pedaços e construir uma nova história, com alguém que ele vai amar e cuidar.

 “Eu ainda tenho uma mulher em meus braços que sofreu muito e precisa desesperadamente acreditar que é linda outra vez. Em meus braços está uma mulher que me deu uma Tabela de Nuvens do Observador do Céu, uma mulher que sabe todos os meus segredos, uma mulher que sabe quão problemática é a minha mente, quantos comprimidos eu tomo, e que ainda assim permite que eu a abrace. Há algo de honesto em tudo isso, e eu não consigo imaginar nenhuma outra mulher deitada comigo no meio de um campo de futebol congelado no meio de uma tempestade de neve”. (pág. 257)



        “Eu vou pegar os pedaços e construir uma casa de lego, se as coisas derem errado, nós podemos derrubar ela. As minhas três palavras têm dois significados mas tem uma coisa na minha mente é tudo por você. E está escuro no frio de Dezembro mas eu tenho você pra me manter aquecido. Se você estiver quebrada, eu vou te consertar e te manterei protegida da tempestade que está soprando agora. É tão difícil dizer, mas eu já estive aqui antes, agora eu vou render o meu coração, e trocar ele pelo seu. Estou sem saber de você, estou sem amor, eu vou te animar quando você estiver ficando pra baixo. E de todas as coisas que eu já fiz eu acho que eu te amo melhor agora. Estou escondido, perdi a cabeça, eu faria qualquer coisa por você, em qualquer hora. E de todas as coisas que eu já fiz, eu acho que te amo melhor agora.  

Playlist no Youtube


Você também pode gostar

0 comentários